De volta ao básico - Aumentando pré-flop com par alto


Por Matt Lessinger

...

Recentemente durante uma aula de poker com "TopToad", o observava jogar um torneio multi-table online de $160, enquanto discutíamos sobre estratégia .


A não ser que ele pedisse minha opinião, deixaria fazer a jogada que ele achasse correta (como costuma fazer em minhas aulas), se eu discordasse da jogada dele, discutiríamos apenas após no final da mão.


A esta altura ele tinha mais ou menos os $1,500 com os quais havia iniciado o jogo.

O torneio havia começado há apenas 20 minutos, e os blinds eram $15-$30.


Em uma determinada mão, todos vieram em fold, e ele na última posição tinha Q Q .


Neste momento esperava que ele fizesse um raise de mais ou menos $90. Mas não, resolveu apenas entrar de limp (apenas pagando), pegando-me completamente de surpresa.


O SB pagou também, e o BB deu check.


O flop veio A-7-3 e os blinds deram check, TopToad então apostou $100, ganhando o pot ali mesmo, sem maiores problemas.


Quando a mão terminou, perguntei: Por que você não aumentou pré-flop?

Sua Resposta: Eu tenho pensado muito nesta situação.


No começo do torneio prefiro entrar de limp com pares altos na mão.


Dois motivos me fazem agir assim:1. Os blinds não valem a pena serem roubados. Se eu aumentar $90 e ganhar os blinds, meu lucro será apenas de $45. Por outro lado, apenas pagando, talvez um dos "blinds" flope um par pequeno ou mediano, e então ele não dará fold na minha aposta.


Desta forma posso acabar ganhando um pot maior.2. Eu adiciono um disfarce. Se minha mão chegar a ser vista, meus oponentes saberão que estou pagando os blinds com mãos premium. Isto fará com que eles tenham mais cuidado quando forem dar raise em mim. Mais tarde, quando os blinds estiverem maiores uso uma estratégia oposta (a depender da situação).


Meu pensamento:Sei que TopToad andou pensando no assunto antes de chegar a sua conclusão, então não irei decepcioná-lo imediatamente. E saibam que sou um grande defensor de que devemos evitar os padrões para nos tornarmos imprevisíveis.


Mesmo que eu goste mais de uma estratégia do que de outra, ele sabe que eu nunca iria sugerir que ele jogasse sempre do mesmo jeito em uma determinada situação.


Falei pra ele adicionar um disfarce no seu jogo. Ficar pagando os blinds com pares altos na mão, é uma estratégia, não vejo nenhum problema em adquirir um novo estilo.


Mas continuo dizendo que na maioria das vezes é melhor seguir a estratégia convencional de aumentar no pré-flop. Seguem abaixo meus contra-argumentos:


1. Naturalmente você quer ganhar mais do que apenas os blinds, mas vejo isto como um argumento para raise e não check. Ganhar apenas $45 não é o suficiente, mas esta é apenas uma das coisas que podem acontecer.

Pode ocorrer que você seja pago por um dos blinds, criando um pot interessante com Q Q na mão, que presumidamente é a melhor mão pré-flop, e agora você construiu um pot que suporta fazer apostas com valores maiores a cada virada de carta.

Se seu oponente tiver um jogo menor, você agora poderá tirar um bom pedaço de suas fichas, senão todas.


Vamos dizer que você somente pague e o Small Blind também apenas pague.

Agora o pot contém apenas $90, logo se você quiser fazer uma aposta "correta" no flop, que seja paga por alguém que tenha uma mão menor que a sua, você só poderá aposta $90 ou menos (em termos de Pot odds).

De outra maneira, se você aumentar $100 pré-flop, e for pago por alguma mão tipo K-J, e no flop vier um J, você agora terá uma grande chance de ganhar um excelente pot.


Você poderá fazer uma aposta de $200 no flop, já que o pot triplica toda vez que você faz uma aposta no valor dele e é pago por alguém, provavelmente você poderá fazer uma aposta de $600 no turn, e ser pago também.


2. Além do mais, seu oponente fica muito mais comprometido com a mão dele se ele tiver pago um aumento pré-flop.


Vamos dizer que você não aumente pré-flop e depois faça uma aposta maior no flop. Seu oponente que tem um par médio poderá pensar: "Este cara está provavelmente blefando, mas como ele está fazendo esta aposta alta num pot de apenas $90, deixarei ele levar.


Posso esperar uma situação mais favorável".
Em compensação, aumentando pré-flop, você construirá um pot que valha a pena ser disputado.


Sem mencionar que o seu oponente estará obtendo melhor pot odds. Apesar de que, quando você faz uma aposta no valor do pot, ele não está recebendo os odds corretos para pagar, mas psicologicamente seu oponente vê um pot maior, e não desistirá dele tão facilmente. E com o andamento da mão, o pot ficará maior, fazendo com que seu oponente tenha mais motivos para disputá-lo com você.


3. Mesmo considerando o disfarce da mão, não vejo valor agregado quando você não aumenta com um par alto no pré-flop.

Num pré-flop você deve dar fold ou aumentar.


Não vejo valor algum que este disfarce possa trazer para seu jogo.

Além do mais, estamos falando de um torneio online, no qual é diferente dos torneios ao vivo, seus oponentes prestam menos atenção nas mãos que estão sendo jogadas.


Logo para seu disfarce funcionar, sua mão tem que ser paga até o final, para que todos vejam, e ainda por cima os jogadores deverão ter acompanhado sua mão desde o início.


Muitos jogadores online param de observar a mão a parir do momento em que decidem não jogá-las. E também terão que lembrar que você entrou de limp pré-flop, e tem que estar na sua mesa por tempo bastante para poderem usar esta informação.


Como é provável que estes fatores combinados não aconteçam, o valor do disfarce desta mão não agregou qualquer valor.


4. Mais importante: Você não quer dar a chance dos Blinds floparem uma mão melhor que a sua, de graça. Um jogador com K-3 off no BB, não tem porque pagar raises pré-flop, mas se você o deixar jogar de graça e ele flopar um K, ninguém será culpado por isso, a não ser você.


Você estará na posição de dar fold com seu QQ, ou então perder uma boa quantidade de fichas até perceber que sua mão não é a melhor.


Claro que você sempre poderá tentar forçar o K-3 para fora, com um blefe forte, mas esta situação complicada poderia ser facilmente evitada se você tivesse dado um raise pré-flop.

Pode ser ainda pior se um dos Blinds tiver duas cartas baixas, e acertar um bom flop. Vamos dizer que no flop venha 10-6-2 rainbow. Quando você vê um flop destes, provavelmente irá apostar um bom valor, mas como não houve um raise pré-flop, seus oponentes podem estar jogando com 10-6, 10-2, ou 6-2.


Provavelmente não teriam pago um raise pré-flop com essas cartas, mas já que você deixou de graça, de novo a culpa é apenas sua. O que começou como um disfarce, com o objetivo de ganhar um pouco mais do que os blinds, pode agora custar todas as suas fichas, quando tudo poderia ser evitado com um simples raise de 3X o big blind.

Conclusão Não há absolutamente nada de errado em questionar os princípios básicos do poker.


De vez em quando você descobrirá estratégias que podem ser bem lucrativas. Uma forma de entender os princípios básicos é justamente questionando-os.


Porém, minha intenção é que vocês e TopToad lembrem-se que existem motivos de sobra para o aumento pré-flop com pares altos, sendo classificado como uma jogada Standard do poker.