Jogando Contra Mãos com Queda


Por HBELLO ...


Se eu tiver uma mão sólida e meu oponente estiver com uma queda para flush, então meu problema básico é tentar descobrir o quanto devo apostar.


De acordo com o Teorema Fundamental do Poker escrito por Sklansky’s, eu devo apostar o suficiente para que se ele estiver com uma queda para flush e me pagar, ele esteja cometendo um erro.


À medida que eu o forço a cometer um erro, eu fiz o meu trabalho não importando se ele conseguirá o seu flush ou não.

Ajustando essa “aposta suficiente” ao tamanho do pote, eu posso controlar o odds que eu estarei oferecendo ao meu adversário.


Abaixo segue um pequeno quadro de como minha aposta afeta o odds do meu oponente:


Se eu apostar Odds que estarei dando ao oponente

2x o pote 3-2

1x o pote 2-1

3/4 do pote 7-3

2/3 do pote 5-2

1/2 do pote 3-1

1/3 do pote 4-1

1/4 do pote 5-1


Eu gosto de apostar entre 2/3 do pote e ¾ do pote nessas situações.


Sabemos que é razoável caso ele pague com queda para flush tendo 3-1 de pot odds, devido ao implied odds e a outros fatores como a possibilidade dele ganhar mesmo não conseguindo o flush, com um par mais alto, por exemplo.


Então, apostar metade do pote nesse caso é relativamente pouco. Por outro lado, eu não devo apostar muito. Lembre-se, se eu aposto muito e ele der “fold”, ele não estará cometendo um erro, que é exatamente o que eu quero que ele faça.


Devemos sempre induzir o adversário ao erro. Na prática, apostas entre 2/3 e ¾ do pote são frequentemente pagas nessas situações, que é o que queremos.


Se eu achar que ele esteja com queda para seqüência, meu problema será um pouco diferente. Digamos que um jogador esteja com J T nas mãos e o seguinte bordo 9 8 3 2.


Ele conseguirá a sua seqüência com qualquer Q ou qualquer 7, num total de oito cartas. Então, das 46 cartas restantes no baralho que ainda não foram vistas pelo jogador, oito são favoráveis para sua seqüência e 38 não são.


Seu odds é de 38-8 contra, ou algo entre 4,5-1. Nesse caso eu não preciso apostar tanto. Uma aposta de apenas metade do pote o dá 3-1 de odds para pagar, ou seja, menos do que ele precisaria mesmo levando-se em consideração o futuro implied odds.