Agressividade seletiva e Fator M em MTT - Leo Bello


Agressividade seletiva e Fator M em MTT

(Base do capítulo 28 do livro de LEO BELLO - Aprendendo a jogar poker)


Primeiro gostaria de deixar claro que esse texto não diz respeito a SNG.

Os torneios SNG são regrados pelo ICM e as jogadas nos níveis decisivos sempre serão regulados pela posição e número de fichas suas e dos adversários.


Num MTT a coisa é diferente. Primeiro gostaria de dizer que a maioria dos jogadores profissionais dizem que deve se jogar os níveis iniciais de um torneio de forma bem tight, em contrapartida conforme os níveis vão subindo o leque de mãos que você deve jogar aumenta, ou seja, nos níveis iniciais onde o blind é pequeno devemos selecionar bem nossas mãos e limp com mãos tipo AT devem ser consideradas jogadas ruins. A medida que os blinds vão subindo uma mão dessa passa a ser o suficiente para um raise até de MP1 numa mesa FR.


A isso podemos chamar de agressividade seletiva, ou seja, escolha bem suas mãos no pré flop e jogue-as de forma intensa(agressiva). Acredito que num torneio de buy normal(entre U$6 e U$33) fica difícil largarmos um AA nos níveis iniciais, mas podemos nos afundar com um AT num flop Axx..

Alguns podem achar que estou errado em sugerir um jogo tight no início, mas os que advogam o contrário devem possuir um jogo pós flop muito bom, coisa que iniciante normalmente não tem. Somando-se a essa idéia de agressividade temos um tal de fator M.


O que seria este M?

você soma os blinds e ante e tem o M. Num blind de 400/800-25 com 10 jogadores na mesa temos o M sendo: 800(BB)+400(SB)+10x25(ante)= 1450. A teoria clássica divide o M em 4 faixas: vermelha,laranja, amarela e verde.


Na zona vermelha seu M fica entre 1 e 4. No nosso exemplo temos até 5800 fichas. Acredito que neste momento você está morto num torneio. Necessita dobrar de forma urgente e qualquer mão regular(como Ax) deve ser o suficiente para entrarmos de all in.

O bom exemplo para esse tipo de stack é estarmos na SB a mesa roda em fold e o BB tem M menor que 10.

Nesse universo devemos entrar de all in com qualquer 2 cartas. Ele deve foldar cerca de 85% das vezes e nossa jogada se torna lucrativa a longo prazo, mas não se engane, com M menor que 4 você precisa dobrar e não vai sobreviver roubando blinds.


Na zona laranja podemos definir o tamanho do M como sendo entre 5 e 10, no nosso exemplo entre 7250 e até 14500 fichas. Nessa faixa você está curto em fichas e deve procurar dobrar com um bom leque de mãos. Não tenha medo de dar all in, mesmo que não queira será chamado.


Nessa faixa de fichas não podemos esperar por um AA pois a zona vermelha está chegando e nunca esqueça que quanto menos fichas você tiver menor a importância em dobrar, pois você ainda vai estar apertado. Não vejo como fugir de jogadas como dar all in com Ax no CO desde que a mesa rodou em fold até você. Voltar all in em jogadores com muitas fichas e relativamente looses com AQ e jogadas parecidas.

Vou contar dois exemplos: estes dias estava jogando um torneio na titan e recebi AKo no BB. Restavam 13 jogadores a mesa roda em fold e o SB da push. Eu sei que o push dele é bem loose pois estávamos todos da mesa com M menor que 10. Ele sabe que eu só iria pagar com uma mão muito boa. Claro que com AK eu iria pagar. Ele abre 74 para minha surpresa(não achei que o push dele seria tão loose), mas mesmo assim bate um 4 no flop e sela meu destino. Fim de torneio. Num segundo exemplo estou jogando outro MTT e tenho M=8 com AA no BTN. O BB é bem loose e tem cerca de 15BB.

Como eu já havia feito alguns moves na órbita anterior a melhor jogada nesse caso é entrar de all in pois parece muito mais um roubo de blinds do que um jogo forte. Por acaso ele tinha JJ e iríamos para o allin com qualquer jogada que eu fizesse, mas acredito que ele me pagava com 44+, AT+, KJ+, talvez QJs.


Os exemplos servem para ilustrar que estando na faixa laranja ainda podemos enganar os adversários com algumas jogadas, coisa que na zona vermelha não muda muito. A única resalva que se faz nesse estilo de jogo seria quando a média de fichas estiver abaixo de M=10. Ou seja, em nosso exemplo, se a média de fichas do torneio estiver abaixo de 14500 fichas podemos nos dar ao luxo de selecionar as mãos e nossas jogadas.


Zona Amarela: podemos delimitar esta zona como sendo a que compreende entre 11 e 15 o fator M, ou seja, entre 16000 e 22000 fichas seguindo nosso exemplo.

Nesse stack podemos nos dar ao luxo de roubar blinds, chamar raises com mãos boas, esperando que sejam melhoradas no flop ou apenas ter paciência para ser premiado com mãos ótimas. Não comprometa seu torneio com mãos marginais, como por exemplo pagar allin de posições iniciais que comprometa 60/70% do seu stack com AQ(esse erro eu tenho feito com freqüência-ontem em nosso torneio foi mais um exemplo)


Zona verde: M acima de 16(23200). Jogue solto, tente roubar blinds, chame raises baixos. Seja agressivo pós flop com mãos boas. Agora saiba largar suas mãos quando tomar volta. Não comprometa seu stack com Mãos marginas como pares baixos. Não acredite que um coin flip nesse estágio, onde comprometa seu torneio seja interessante. Agora, não tenha medo de jogar mãos muito fortes, mesmo sendo contra os líderes. Acredite em mãos como QQ+ e AK, mas jogue com cautela JJ-.

Como exemplo estes dias estava no rebuy de U$6,00 da party, apertado em fichas tenho TT no SB. Mão boa para ir para o chão, mas eu tinha fichas para manobra. Resolvi dar call em raise. Flop vem 789. Vou para o check raise allin pois minha mão é boa e tenho OESD. O adversário tinha QQ e não adiantou minha jogada, mas com um flop tendo AQx, AKx, KQx, ficaria fácil largar, mas o flop me ajudou muito e não tinha como escapar.


É bom lembrar que os torneios com muitos inscritos costumam pagar premiação muito boas para os primeiros colocados, valendo a pena jogar agressivo na reta final. Não se incomode em cair perto da mesa final, desde que tenha jogado para chegar entre os primeiros, que é onde realmente está o dinheiro gordo.