Apostando antes do flop - Por Harrigton - 2

A estratégia que eu descreverei é mais agressiva que uma estratégia conservadora direta, mas mais conservador que muitos jogos que você verá. É projetado para mantê-lo fora de dificuldade, enquanto dando certezas quando você é envolvido em uma mão, tendo um pouco de valores sólidos para jogar. Em um torneio ao vivo esta estratégia será ligeiramente um pouco mais conservadora que a média de jogadores ao seu redor. Em torneios on-lines, você será definitivamente um dos jogadores mais conservadores à mesa.

Quando você utilizar esta estratégia, não seja interessado se parecer ser um longo período que você está jogando fora suas mãos. Acontece a todos os jogadores quando eles estiverem jogando bem. Se você escapar muitas mãos lançando-se por estar um pouco entediado e ansioso, lembre-se destes dois fatores:

1. Enquanto poker na televisão é real poker, a maioria das mãos não é mostrada. Há muitas vezes em aquele jogador aposta, e todo mundo saiu. Na televisão, essas mãos não aparecem.

2. Em no-limit hold’em, todas suas fichas estão toda vez em perigo quando você entra no pot. Um jogador que entra ao redor em muitos pots é mais provável ser eliminado fora depressa que um que entra em menos pots, mas os escolhe cuidadosamente.

Depois de colocar a estratégia básica, eu irei descrever alguns ajustes que você irá precisar fazer quando as condições de jogo mudar. Se você é novo em torneios, não se preocupe muito sobre estes ajustes. Se você pode simplesmente aprender e implementar a estratégia básica, você estará jogando melhor do que a maioria dos jogadores da sua mesa. Após você estar plenamente familiarizado com a estratégia, você estará pronto para começar a fazer as modificações baseadas no estilo de jogo dos jogadores ou na mudança do seu “stack”.

Como eu descrevi sobre a estratégia, observe que eu refiro ao jogador que irá atuar depois dos blinds como estando em primeira posição, e todos que estiverem depois dele até o button, todos que estiverem ao redor o botão está em sétima posição. Então siga o small blind e o big blind. Embora eu descreva a ação em uma mesa de nove jogadores, apenas lembre-se que nas mesas de dez jogadores você precisa jogar mais conservador possível.


Quem está no pot?

Que mãos você usa para aumentar, chamar, e sair dependem de uma extensa e enorme ação que você viu antes de você e sua posição. Você precisa fixar critérios se todo mundo saiu a você, e totalmente outro fixado se dois jogadores já aumentaram e re-aumentaram. Seria completamente impossível cobrir todas as possíveis combinações de aumentos, chamadas, e saídas para cada posição à mesa. Ao invés, eu fervi as situações até cinco que lhe darão uma boa avaliação das várias possibilidades:

1. Ninguém entrou no pot ainda.

2. O jogador em terceira posição fez uma abertura e aumentou em três vezes a big blind. Você está em quinta posição. Os jogadores em primeira, segunda, e quarta posição saíram.

3. O jogador em terceira posição chamou o big blind. Como antes, você está em quinta posição, e os jogadores em primeira, segunda, e quarta posição saíram.

4. Você está no botão. O jogador em terceira posição aumentou em três vezes a big blind, e o jogador em quinta posição aumentou em nove vezes a big blind. Todos os outros jogadores saíram.

5. Você está no botão. Os jogadores em segunda, quarta, e sexta posição todos fizeram o limp (chamar a big blind). Os jogadores em primeira, terceira, e quinta posição saíram.

Enquanto você raramente estará nestas exatas situações, a discussão deveria mostrar para você como supostamente você deve pensar no problema ao entrar no pot.