Só acaba quando termina


Folks,
Estou escrevendo alguns post em um site de MG (http://www.eclipsepoker.com.br/) e aos poucos vou reproduzindo aqui tambem...

Como jogador de STNG e MTT, entendo que saber largar uma mão é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas, por isso vou iniciar dando dicas de como desenvolver essa habilidade.
Um torneio de poker independe de qualquer discussão técnica. É uma questão de sobrevivência. Quem sobreviver até o final, vence. Tente achar caminhos e meios para você sobreviver, mão após mão.
Na teoria, quanto maior for a sua pilha de fichas, maiores as suas chances. Mas as pilhas pequenas ainda podem fazer alguma coisa, só precisam de um caminho rápido para se tornar grande. O segredo é passar pelas armadilhas, mão após mão, para fazer crescer a sua pilha, primeira dica, não desista nunca.
Em seguida, pense em grandes jogadores de torneios online. Dificilmente você vê um profissional cair na primeira hora do torneio. Por que você acha que isso acontece? Será que eles não recebem mãos prêmios como AA, KK, QQ e não tomam bad beats? É claro que eles, como você e eu, passam por essas situações, mas diferentemente da maioria de nós, eles não deixam que essas mãos os derrubem no começo de um torneio, eles não comprometem todas as suas fichas.
Mas..., e a matemática, você vai perguntar.
Você acha que esse pessoal não vê uma situação matemática favorável, para colocar todas as suas fichas no pano? Sim, eles vêem, mas muitas vezes decidem que, para o torneio deles, aquela matemática que parece favorável, no inicio e meio de um torneio, no final das contas, é desfavorável.
Um dos segredos é aprender a olhar o seu belo par de AA ou KK, no começo de um torneio, como apenas mais duas cartas que caíram na sua mão. Fortes sim, mas apenas duas cartas e esteja pronto para largar, pagar e aumentar, como faz com qualquer outra mão, pois a mão no poker ao final é composta por cinco cartas. Não as veja como a salvação de todos os seus problemas e ao tomar uma bad Beat ir direto ao MSN contar que o Pokerstars não te ajuda ou que no FullTilt isso sempre acontece.
Essa dica parece ridícula, mas tenho certeza de que irá ajudar a muitos. Pense bem, quando você vê um par, muitas vezes você já fica inquieto (parece jogador de truco com “casal”) e coloca naquelas cartas a responsabilidade de alterar a sua vida no torneio. Lembre-se de que elas não são imbatíveis!
Lógico que chegará a hora em que você precisa ir para o lado matemático, ir inclusive para o tudo ou nada e confiar que aquele movimento é lucrativo. Mas a grande questão é que você não deve apoiar todas as suas decisões apenas nesses conceitos.
Cair do torneio você vai, eu vou, todos vamos. Mas lute com todas as suas armas antes disso acontecer, principalmente agora com essa pequena dica. Não perca oportunidades, é claro, mas saiba separar o que realmente é uma oportunidade real e o que é apenas uma probabilidade matemática. Essas questões farão a diferença no seu torneio e com certeza no bankroll.
Escute a entrevista do Ale Gomes no podcast da CardplayerBrasil e você poderá verificar que em quase todo o torneio que ele ganhou o bracelete na WSOP, poucas vezes colocou suas fichas de forma a comprometer o torneio...
É isso, Fico por aqui, pois texto muito grande cansa, na próxima semana vou trazer exemplos para ilustrar esse post.
Pense nisso!!!
AA
Alexandre Antunes