Stop Loss



Para quem não conhece esse termo ‘Stop Loss’ é um quando se predetermina um limite de perda durante uma sessão. É uma ferramenta valiosa para salvar o bankroll e para manter o lucro contínuo no poker.




É difícil saber quando se levantar da mesa de poker. Você pára quando está ganhando? Você só pára quando está perdendo, mas e se você só tomou badbeat e sua situação está prestes a mudar? Quem nunca passou por situação semelhante? E no final da sessão reparar que perdeu ainda mais na tentativa de recuperar as perdas.


O ‘Stop Loss’ serve para evitar estes constrangimentos e para jogadores controlarem suas perdas.


Especialmente jogadores que se irritam (tiltam) facilmente e acabam deixando o emocional se envolver na mesa, algo que não é recomendável. Como que funciona ‘Stop Loss’?


Imaginamos que você jogue NL50, e tenha determinado que o seu Stop/Loss será de 3,5 Buy in, $175. Caso você perca $175 numa sessão, você para imediatamente. Independente se você estiver ganhando ou perdendo. Você está ganhando $400 e durante a sessão seu lucro caiu $175, você pára também.


Qual é a vantagem de fazer isso?


A maior de todas eu já citei, caso você não tenha um Stop Loss, você pode cavar um buraco muito grande. Algo que levará um longo tempo para se recuperar, e tem gente que nunca se recupera. Por isso Stop Loss ajuda muitos jogadores que têm medo de perder o controle emocional durante uma sessão, evitando que as perdas sejam maiores.


Outro motivo importante serve para jogadores de Live. Se por algum acaso você está perdendo muito, talvez alguém esteja trapaceando e se levantando você evita perdas maiores. Talvez você tenha que fazer uma seleção melhor das mesas. E o jogo pode não ser tão bom quanto você esperava.


A realidade é que se você é um jogador vencedor, isso pode ajudar você a gerenciar melhor o psicológico e a quebrar as “sequências de derrotas” em segmentos menores. Porque uma sequência de derrota sempre será uma sequência de derrota, mas são poucos os jogadores que conseguem jogar bem com o emocional afetado.


Eu escrevo isso porque nos últimos 2 meses eu tive nada menos que 8 sessões onde eu perdi no mínimo 4buyins, sendo que eu tive duas sessões onde eu perdi 8buyins.
Eu já refleti e encontrei o problema: estava sentindo um pouco a pressão de ter que jogar bem na NL100. Sempre que eu tomava algum suckout eu perdia o controle emocional e começava a forçar muito a barra.


Fico feliz de ter refletido e por isso estou aplicando a seguinte regra de StopLoss, parar quando perder 3.5 buyin.


Fonte da materia:


Autor: Michel, Abril 17, 2008