St´g - Jogos com 4-6 jogadores (shorthanded) parte 1/3

Jogando Sts´g com 10 jogadores, normalmente estaremos na seguinte situação:

1- Big Stack - dobrou algumas vezes e agora é só manter a pressão

2- Media Stack - Nada de novo no ar e estamos na parada

3- Short Stack - Putz meu par de kk encontrou um AA e a casa esta caindo

na verdade quando o torneio chega ao final com 4-6 jogadores temos que ter em mente alguns pontos alem das cartas, vou abordar em 3 partes esse artigo, começando com a situação mais encontrada:

Stack Média
Com uma stack media contra 5 jogadores ou menos podemos começar a falar em vitória.
No entanto, tomar decisões erradas aqui pode significar a eliminação.

Como stack media existe um factor que é extremamente importante para nós. Precisamos de posição tendo em conta as stacks pequenas, para as mãos que jogamos. Queremos jogar contra estes jogadores e evitar conflitos com jogadores que têm mais fichas do que nós.

Assim como não queremos jogar um pote contra alguém com mais fichas, não teremos nunca necessidade de ir all-in e por conseguinte não perderemos todas as nossas fichas.
Exemplo
Estamos com quatro jogadores. As blinds são 500/1000 com uma ante de 100. Estamos na SB com 28k fichas e temos A3o. O chipleader está na BB com 74k fichas. Todos antes de nós fizeram fold.Isto seria um raise fácil para nós num normal cash game visto termos equidade.

Mas isto é a mesa final não um cash game, por isso temos de pensar estrategicamente. Vejamos as nossas opções.
Raise: muito arriscado, visto não sabermos em que ponto estamos a não ser que apareça um AA3. Se um A aparece no flop e nós apostamos e a BB vai all-in, não saberemos o que fazer visto tratar-se de um situação perfeita de Way-ahead/Way-behind. Então um raise num board imperfeito com uma boa jogada da BB é muito arriscado para as nossas fichas.

Fold: um fold evita habilmente um confronto. Mas para ser honesto, um fold seria muito, mas
muito fraco. Temos uma mão jogável e jogá-la tão timidamente muito dificilmente seria um hino á nossa perícia.

Limp: isto deixa-nos somente fazer limp. É frequentemente menosprezado, mas temos uma mão que é muito fraca para fazer um raise contra um chipleader e forte demais para fazer simplesmente fold. Por isso fazes um limp in. Desta forma mantemo-nos activos e podemos ver o que sucede. Se acertarmos alguma coisa no flop, apostaremos e caso contrário tomaremos atenção ao que a BB faz e podemos reagir com um call (de acordo com as pot odds) ou podemos de uma forma barata despedirmo-nos da nossa mão.