Dicas Para Iniciantes em SNG

Por “TLR” – Tradução “Filipuzis”

"Sobre o Autor: TLR está na “Flop Turn River” desde Agosto de 2004. Este pequeno ensaio pretende ajudar os iniciantes a evitarem erros comuns em mesas de Sit and Go de 9 e 10 jogadores. O tópico é discutido em “Common Beginner Pitfalls” dentro do fórum sobre táticas de Sit and Go."Após alguns meses jogando online poker com dinheiro real, acho que seria apropriado resumir alguns erros comuns que eu aprendi perdendo o meu dinheiro, vendo meus amigos cometê-los e observando jogadores fazerem em muitos sites.

Nada que eu disser aqui é material novo e extraordinário, são coisas que você encontrará em muitos Livros sobre Poker e neste site, mas mesmo assim eu acho que é válido para os iniciantes evitarem estes erros.

A base da minha experiência são torneios SNG e, por isso, destinada a jogadores de SNG.Ok, chega de introduções.

1. AJ, AT, KJ – Muitos iniciantes tendem a supervalorizar essas mãos. Nos estágios finais elas valem ouro, mas nos estágios iniciais (7-9 jogadores) elas são mãos muito perigosas. Esse é justamente o tipo de mão com a qual ou você vence um pote pequeno, ou você perde um pote grande. Nos estágios iniciais eu largo essas mãos para qualquer agressão no pré-flop, entro de limp em posição intermediária, e talvez abro com um aumento em posições finais, dependendo da estrutura da mesa.

2 . Conectores Naipados são para Flush ou Seqüência. Eu acredito que entrar de Limp com conectores naipados é uma jogada lucrativa em SNG – desde que você se lembre porque está jogando com eles! Você quer fazer um Flush ou uma seqüência, e não um Par Alto. Muito freqüentemente você vai entrar de Limp com T9 e acertar um flop como T,7,2 de naipes diferentes – sua mão não é boa. Você até pode conseguir vencer o pote, mas você tem uma mão muito medíocre, esteja preparado para largá-la.

3. KK – Essa é uma grande mão, é claro, mas não é sinônimo de mão ganha.Quando um A aparece no flop, vocÊ deve ser muito cauteloso. Se você fez um bom aumento pré-flop, e teve 1 ou dois jogadores pagando para ver o flop, existe uma boa chance de que eles possuam um A na mão. Se a mesa rodou em Check até você, e você é o último ou penúltimo a falar, faça uma continuation bet, mas esteja pronto para foldar diante de um reraise.

4. JJ, TT – Minhas mãos menos favoritas de todos os tempos – Em início de torneio, eu não estou disposto a investir muitas fichas com estas mãos, talvez 10% do meu stack. Nas posições iniciais jogo elas como se fossem pares baixos (ver o flop de forma barata, se você não acertar uma trinca ou um flop baixo, é necessário largar a mão diante de uma agressão).

5. Depois que você coloca as fichas na mesa elas deixam de serem suas. Não se sinta obrigado a participar da mão somente porque você já colocou fichas na mesa. SNG não se trata de uma mão específica, mas sim de fazer dinheiro.

6. Faça slowplay com mãos monstruosas somente nos estágios iniciais do torneio – E por mãos monstruosas eu entendo acertar um Full, o melhor Flush, ou uma trinca (com um par na mão) em um flop extremamente não coordenado. Não faça slowplay com 2 pares em estágios iniciais, fosse vai se dar mal com muito mais freqüência do que imagina. Se você tem JT de copas, e o flop abre 2 7 9 de copas, não deixe que o jogador com Q, K ou A de copas veja uma carta grátis. Faça ele pagar para ver a próxima carta.

7. As pessoas podem receber boas mãos seguidas – Não é raro conseguir 3, 4 ou até 5 boas mãos iniciais seguidas. Só porque uma pessoa aumentou 3 vezes seguidas antes do flop não significa que ela seja um maníaco blefador, ele pode até ser, mas não é necessariamente. Caso ele aumente 7 das 10 mão iniciais, você já pode assumir que ele seja um maníaco.

8. Não aplique um mini-aumento nos estágios iniciais – isso não quer dizer nada - você não vai assustar ninguém com um mini-aumento quando sua aposta equivale a 1/50 do stack do seu oponente. Se você acha que deve apostar, faça isso de forma agressiva.

9. As pot odds são menos importante do que o tamanho dos stacks – Em “cash game” as potes odds reinam, mas em SNG o tamanho do seu stack importa muito mais. É muito fácil aplicar metade do seu stack em mãos onde você tem as corretas pot odds para pagar, e então ficar com um stack pequeno e ter que suportar todos os demais jogadores da mesa atrás de você para te tirar da mesa.

10. Síndrome do Blefador - Todo mundo que eu conheço já sofreu dessa síndrome em algum ponto ou outro – Você tem certeza que todo mundo está blefando o tempo todo – então você re-aumenta com seu Top Par e Top Kicker somente para descobrir o que o vilão tem – surpresa, ele ganhou de você. Você precisa de uma boa leitura para descobrir se as pessoas estão blefando ou não.

11. Bons jogadores mudam o ritmo – o ABC do SNG consiste em jogar tight no começo e agressivamente perto do fim – não fique surpreso quando as pessoas fazem isso. Só porque alguém jogou apenas 2 mãos nas primeiras 3 órbitas, não significa que ele irá jogar tight até o final.

12. Não entre de Limp quando estiver com o stack curto – Quando você está com o stack curto (5 BB ou menos) você não pode entrar de Limp – espere pela sua mão e tente dobrar.

13. Pense sobre toda a mão – Quando você aposta/aumenta/paga pense sobre a mão como um todo – relembro o que seu oponente fez em todos os estágios da mão e tente antecipar qual será sua próxima ação. Uma mão de poker não é uma série de ações independentes, mas sim um conjunto de decisões conexas, onde uma decisão afeta a outra.

14. Repare os jogadores tight – É muito fácil deixar de obser os jogadores tight e se concentrar nos jogadores loose/agressive. Preste atenção naqueles jogadores que largam 80% das mãos, eles provavelmente sabem o que estão fazendo.


Texto retirado do Forum de Poker MaisEV: