Jogando Sit´s de mais de uma mesa - parte 3

Bom, se vc leu os artigos anteriores, sabe que estamos falando de jogar Sit´s com mais de uma mesa e chegando a mesa final onde os 3 ultimos são pagos, o que fazer em cada situação de fichas na mão.
Big Stack ( lider em fichas) , media Stack ( na media da mesa) ou short Stack ( a casa esta caindo)
Estamos trabalhando tambem a fase em que esta o torneio, se com a mesa cheia (9-7 jogadores) se a coisa andou um pouco (5-6 jogadores) ou se a coisa esta chegando ao final (3 últimos jogadores ITM) .
Esse último artigo vamos falar do fim do torneio, quando temos 3 jogadores ITM:


Jogos com 3 Jogadores (3-Handed)

Certamente estarás a perguntar o porquê da existência de uma secção extra? A diferença entre isto e shorthanded é que nós fazemos sempre parte da acção. Quer estejamos nas blinds ou no button. Nestas condições não temos espaço para respirar.


Stack Média
Quando temos a stack media e existe uma short stack, o nosso objective é que este jogador deixe a mesa primeiro. Não queremos ir antes dele. Isto não significa que nos coloquemos num estado de coma, fazendo fold com todas as mãos e esperando que a short stack seja comida pela big stack. Este é novamente uma caso em que queremos evitar conflitos com a big stack. Não queremos jogar potes grandes contra a big stack!Queremos colocar pressão na short stack. Isto leva-nos mais uma vez á nossa maravilhosa frase chave “agressividade selectiva”Um exemplo:Estamos no button com K9o. A short stack está na SB e a big stack está na BB. Vamos ver as nossas opções outra vez.Fold: é claro que não queremos jogar contra a big stack, mas como foi mencionado atrás também não queremos adormecer e jogar muito timidamente. Fazer fold seria muito fraco nesta situação.Raise: objectivamente, este seria o melhor movimento aqui visto estar á frente vezes suficientes. Mas temos um problema. Se a big stack quiser jogar, estamos de certeza forçados a jogar um grande pote com um raise de pré-flop, e nós não queremos isso.
Limp: então fazemos limp outra vez. Mantemo-nos activos e temos posição. Podemos ver o flop e ver o que sucede. Se não acertarmos em nada e a BB fizer raise, podemos facilmente fazer um fold. Se tudo faz check até nós, podemos fazer uma aposta do tamanho de metade do pote e ver se é suficiente para segurar o pote. Se a BB continua em jogo e não temos nada na mão, devemos por travões no turn.De notar que não devemos jogar desta forma contra big stacks muito agressivas, os quais poderão gritar “FRACO” a um limp do button e que por vezes fazem raise com lixo. Aqui é melhor fazer raise e tentar manter o tamanho do pote baixo após o flop ou simplesmente ficar com ele directamente.
Se alterarmos o exemplo e digamos que a SB é a big stack e a BB a short stack, então o nosso jogo teria de ser alterado também.Aqui um raise é necessário para pressionar a BB. Se a SB joga e a BB faz fold, podemos pelo menos confiar na nossa posição. Visto que a SB fará check frequentemente, podemos fazer uma aposta para ver onde nos encontramos. Se a SB faz call outra vez, podemos desacelerar e ver se conseguimos um showdown barato com uma mão medíocre.Deves recordar sempre que as fichas e a posição são a coisa mais importante nesta fase. Assim como é a short stack que ambos tentamos eliminar. Aqui também deves ir directamente all-in com mãos como Ax ou pares em cerca de 10-14BB, para não seres forçado pela big stack a um fold.


Big Stack
Quando só 3 jogadores restam, é importante que tentemos manter a nossa vantagem de fichas visto que isso será imensamente útil quando estivermos em heads-up, podendo sempre colocá-lo em all-in.Além disso, deve ser notado que a estrutura de prémios nestes torneios é muitas vezes especial e existem enormes diferenças nos prémios após o 3º lugar. Podemos usar isto como vantagem nossa sendo a big stack, visto que ambos os nossos adversários fazem frequentemente a coisa errada e entram num semi-coma, tentando ganhar um lugar adicional e depois vencer o torneio com alguma sorte em heads-up.Para nós isto simplesmente significa que devemos tentar deitar a mão a todos os potes nos quais nenhum adversário faz uma forte tentativa. Isto funciona particularmente bem em mãos contra a stack média, visto que ele terá a tendência de esperar pela short stack ser eliminada em vez de tentar ganhar as nossas fichas.


Short Stack
Existe somente uma opção nesta situação: um apropriado jogo agressivo. A stack media irá frequentemente esperar que nós sejamos eliminados primeiro e a big stack tem a sua vantagem de fichas, a qual quer manter. Por isso não existe nenhuma razão para que eles façam calls aos nossos all-ins com mãos marginais. Não tens nada a perder, pois se esperares as blinds só ficarão cada vez maiores. Isto é o que os outros querem, visto que nesta fase é frequente o caso de os outros adversários se “juntarem” para eliminarem o competidor mais fraco em primeiro lugar.Devemos fazer uso disto com as nossas investidas. É importante que nunca façamos call e all-in a não ser que tenhamos uma mão Premium. Colocámos os outros sob pressão para decidirem se fazem um call ao nosso all-in com as suas mãos marginais, onde os nossos all-ins podem ser dominados por uma pocket pair.


Heads-Up
Conseguimos faze-lo e estamos agora em heads-up. Existe só um adversário entre nós e o maior dos sucessos de um torneio. Não queremos cometer nenhuns erros e ficar “só” pelo segundo lugar. Existem dois factores importantes em heads-up, dos quais devemos estar atentos. Primeiro e mais importante, o adversário. E depois, como é claro, a divisão de fichas. Tendo por base estes dois factores vamos agora aprofundar e demonstrar como retirar o melhor resultado desta situação.
O adversário
Em heads-up jogamos contra um só adversário. Aqui é muito vantajoso para nós que percebamos como é que ele compreende as nossas acções, o que pensa delas e como reage. Devemos tentar entrar na sua mente.
Este é o aspecto psicológico mais importante em heads-up; Deves perceber o teu adversário e saber como melhor usar esta informação contra ele.Se, por exemplo, o teu adversário é agressivo de mais, nós seremos mais reservados e esperamos pelo momento certo para o sugar em potes grandes.
Se, por outro lado, ele é passivo de mais e faz muito fold em pre-flop, então vamos colocar o nosso pé no acelerador e pô-lo sob pressão e demonstrar-lhe que ele não pode esperar até acertar o flop certo.É muito importante analisar o jogo objectivamente em heads-up. Isto é o mais difícil. Tens de reconhecer quando é que o teu adversário é simplesmente melhor que tu. Este reconhecimento não significa, no entanto, que vamos desistir. Vamos usar isso como nossa vantagem. Se for o caso de sermos superiores ao nosso adversário e conseguirmos derrotá-lo em post-flop, vamos então tentar tê-lo no máximo de potes pequenos possíveis para depená-lo ficha a ficha. Este jogo de bola baixa é muito intensivo, mas traz menos riscos. Tentamos evitar grandes confrontos e trazer o adversário ao ponto em que ele é engolido pelas blinds e nós temos tanto como dez vezes mais fichas. Podemos depois começar a colocá-lo em all-in pre-flop e esperar que as cartas certas apareçam devendo ele fazer call. Se ele fizer fold sempre, as blinds tornar-se-ão maiores relativamente ao seu monte de fichas e ele terá de fazer call com cartas cada vez piores.Se, por outro lado, nos encontrámos em situação contrária, e o nosso adversário é um jogador superior, devemos tomar a estratégia oposta. Supondo que o nosso adversário, digamos que é Phil Helmuth, joga sempre potes pequenos. Então ele irá pouco a pouco retirando-nos as fichas uma a uma do nosso monte. Então jogamos agora poker de aposta alta. Pressionamos onde podemos. Phil uma vez disse que nunca faria um call de all-in com damas. E assim ele também jogaria contra nós. Nós vamos all-in e ele diz que tem damas mas está á espera por uma situação melhor. Podemos então olhar para o nosso 76o e dizemos-lhe que ele deve continuar á espera.
Vamos tomar este exemplo extremo. Supõe que a tua mãe tem a hipótese de jogar heads-up contra Phil Ivey para um milhão de dólares. Ambos têm 10000 fichas e o jogo é jogado normalmente. O problema é que a tua mãe não tem qualquer ideia do que é poker mas não pode perder esta oportunidade. Qual é a melhor forma de a preparar para o embate com Phil Ivey?Dizemos-lhe:“Mamã, joga os teus projectos sempre da mesma forma, ele faz muito bluff”
ou“Tenta roubar as blinds caso notes que ele não tem boas cartas”
ou talvez
“Tenta jogar com a tua posição após o flop e deves estar OOP. Simplesmente coloca-o num check/raise aqui e acolá para veres onde estás”
A tua mãe simplesmente olharia para ti e pestanejava.A única estratégia que lhe podias dar era jogar poker de aposta alta de uma forma extrema. As nossas instruções seriam algo como isto:“Mamã, assim que tenhas duas cartas e desde que nenhuma delas seja um 2 ou 3, vai all-in. E faz isso sempre.”Desta forma, ela teria uma pequena hipóteses contra Phil Ivey. Os all-ins de pré-flop neutralizam as habilidades de pós flop do adversário. Agora é com o Phil Ivey ter sorte e escolher a situação correcta para fazer call.
A distribuição das fichas
Agora chegamos á divisão das fichas. Se estamos bem á frente do nosso adversário, nós principalmente jogamos as cartas e tentamos de uma forma continuada entrar na sua cabeça e ajustar o nosso jogo com ele.Mas se estamos atrás é importante saber a que distancia estamos e qual o aspecto das blinds. Isto irá determinar a nossa estratégia.Alguns exemplos:Temos 130k fichas e o nosso adversário tem 300k. As blinds são 2000/4000 com uma ante de 500. Temos A3o no button, o que é uma boa mão em heads-up por causa do ás. O que fazemos.RAISE! Em contraste com o exemplo do shorthanded podemos jogar de acordo com o puro EV das fichas. E da SB podemos facilmente fazer check no turn após uma continuation bet alvo de um call, deste modo chegamos ao river com um ás superior. A3 tem pré-flop equity e má jogabilidade, e desta forma deve ser a maior parte das vezes alvo de um raise. Se o nosso adversário faz fold estará tudo bem com isso. Autenticamente de acordo com a equidade podemos ir all-in. As blinds são tão pequenas que não exigem muito de nós.Outro exemplo:Sentimos que estamos a ser manobradosMais uma vez temos 130k e ele tem 300k.Ele faz um raise de 16k e nós temos Ato. O que fazemos?O factor decisivo é que estamos derrotados. Por isso não temos outra escolha a não ser ir all-in e demonstrar-lhe que a decisão está agora do lado dele.Estamos irremediavelmente atrás contra AA. Até temos uma hipótese contra KK se acertarmos um ás.Ele irá fazer fold frequentemente contra o nosso all-in e nós ganhamos 16k fichas. Mesmo que ele pressinta que está melhor do que nós ele muitas vezes vai fazer fold com mãos como pequenos pares.
Conclusão
Espero que este artigo te tenha demonstrado como estratégias particulares são necessárias para mesas finais, e que elas não podem ser jogadas como em mesas a dinheiro ou no resto do torneio. Muito dinheiro está por vezes em jogo, e espero que este artigo dê a alguém mais alguns trocos.