Teorema do Baluga

Este é mais um teorema do período de 2006.

Normalmente a leitura do teorema de Baluga indica uma possivel trinca...

Mas esse texto muito bem escrito, mostra a real do teorema...
Pare e analise...


“BalugaWhale”escreveu esse teorema que pode lhe ajudar com uma situação comum no turn.

Em pensamentos gerais, o teorema diz:

“Voce deve fortemente reavaliar a força das suas mãos com um par quando enfrenta um aumento no turn”

Aqui está um exemplo aonde o Baluga normalmente entra em jogo para ajudar a explicar o que esse teorema significa.
Exemplo do teorema do Baluga
Sua mão: AsKd
Você é o primeiro a agir antes do flop e com sua mão você decide fazer um aumento de 4BB. Há apenas um jogador que pagou a aposta nas últimas posições e ambos vêem o flop.
O flop: Ah9c3d
Esse é um flop muito bom para você, então você sai apostando 8BB, o que parece ser ok pelo tamanho do pote
O turn: 7c

O 7c é uma carta bastante inofensiva, mas ela dá a possibilidade de seqüência e de flush, então uma aposta forte de ¾ do pote para que qualquer queda receba os odds errados para pagar. O problema : nosso oponente aumenta a nossa aposta e a ação volta para nós.

Isso mostra que ele acertou a mão no turn e nos deixa em uma situação difícil.
Durante toda a mão nós nunca consideramos o fato de que nosso adversário estivesse ganhando da gente, então nós queremos extrair o máximo com o nosso maior par.
De acordo com o teorema do Baluga, nós deveríamos reconsiderar a força de nossos pares devido a esse aumento no turn, e nós deveríamos optar por desistir na maioria dessas situações.

Por que o teorema do Baluga é efetivo?
É fácil de ver como o teorema é efetivo simplesmente lhe fazendo essa pergunta:
Poderia o nosso oponente nos fazer esse aumento com algo que fosse menos que o maior par?
A resposta simples é não. Qualquer aumento no turn irá significar uma força significativa, e um maior par fraco ou algo pior não irá querer certificar-se da força desse tipo de jogada. Eu estou certo de que você pode sentir o quanto essa situação é incômoda onde você não sabe o que fazer isso e você está com o maior par e o melhor kicker, mas todos nós sabemos que desistir aqui na maioria das vezes será a melhor opção.

Um dos maiores problemas é que nós estamos fora de posição o que significa que a informação que nós temos do nosso oponente é limitada. Você pode tentar e se convencer que a carta do turn é inofensiva e que seu oponente está jogando dessa forma agressiva com uma queda, mas no final você não pode fugir do fato que você está em uma situação desconfortável onde apenas pagar a aposta lhe colocará em uma situação perdedora no longo prazo.

Se você decidir pagar no turn, o que você fará no river? Seu oponente irá quase sempre apostar seja por blefe ou por ter uma boa mão, então fechar seus olhos e pagar a aposta no turn na esperança de um river bom não é uma boa estratégia.

O teorema do Baluga ainda é efetivo hoje em dia?

Sim. Eu diria que o teorema do Baluga é um dos pequenos teoremas que você deveria realmente incorporar em seu jogo de Texas Hold´Em.
Vista geral sobre o teorema
Em minha opinião, o teorema do Baluga é um dos três melhores teoremas (juntamente com o do Zeebo e do Clarkmeister) que apareceram nos fóruns nos últimos anos.

Eu estou certo de que você já esteve na mesma situação muitas vezes antes nas mesas e teve problemas para escolher a melhor opção. Pelo menos agora esse teorema pode eliminar suas preocupações com as suas desistências com muito menos preocupação se você está fazendo a jogada correta ou não