Ações dependendo de quantas fichas voce tem




Quando leio o forum de torneios baratos sempre vejo os mesmos erros, e também vários que eu costumava cometer. Às vezes maus hábitos vem de más informações que recebemos, então eu gostaria de escrever uma série de posts/artigos para servirem de esclarecimento, alguns podem achá-los bem básicos, mas espero que acabem com equívocos comuns.
Quero começar com tamanhos de stack e sua relevância.

1. ) Quando temos 10 Big Blinds ou menos.

Basicamente, qualquer mão que você for jogar com esse stack será em all-in.

Isso é de conhecimento geral. Mas com o aumento nos antes do PokerStars e com os altos antes que o FullTilt já tem, muitas vezes se torna correto começar a abrir all-in na faixa de 15 BBs.
Quando falo sobre ranges de all-in com antes, recentemente adotei uma maneira de estimar o tamanho relativo de stacks que gosto muito, conhecida como "BB real". Quer dizer que o "BB real" é dois terços do pot inicial. Então se os blinds são 500/1000 com ante 100 numa mesa com 10 jogadores, o pot inicial é de 2500 com um BB real de 1666. Então se você está no botão com uma mão como A5s e com 15 BBs, você pode simplesmente abrir all-in, já que tem menos de 10 BBs reais.

2.) Quando temos de 14 a 21 BBs.

Em geral (mas não sempre) se você tem um stack de 14 a 20 BBs você não deve abrir raise com mãos que não valem pagar um reraise. Haverá situações em que graças a jogadores muito weak/tight a falar você poderá dar raise/fold com esse stack, mas em geral a utilidade desse stack é mais para dar resteal all-in do que abrir raise.

3.) Quando temos de 22 a 30 BBs.

Com esse tipo de stack você tem mais espaço para abrir raise, mas são fichas demais para dar resteal all-in na maioria das situações (novamente, não todas). E quando eu falo resteal quero dizer ir all-in com mãos com que não quer ser pago. Com esse stack você deve restringir seu range de abrir raise a um pouco mais de 30+, e ainda mais em posição inicial. Mas eu ainda seria muito agressivo ao abrir pots em posições finais, a não ser que o risco de resteal dos jogadores a falar seja grande. Por volta de 30 BBs atacar e atacar geralmente é a melhor resposta para como jogar uma grande mão de cartas altas estando fora de posição.


Digamos que você tem 32 BBs e um vilão em posição final abre 3x. Se você tem AQ deve aumentar para 9-12x e ir all-in na maioria dos pots, mas se o flop vier realmente bom e o vilão provavelmente for apostar, você deve dar check/all-in.

4.) Quando temos de 30 a 40 BBs.

A parte importante sobre esse stack é que muitas pessoas tentam dar resteal pré-flop com eles. Em geral, especialmente em situações fora de posição, dar reraise com um stack desses pensando em dar fold para uma 4bet all-in é bastante ruim. Isso pode ser feito por volta de 40 BBs em poucas situações (e eu prefiro muito fazer isso em posição do que fora), mas em geral se você dá reraise com um stack de 35 BBs ou menos está colocando demais do seu stack para justificar um fold pré-flop, a não ser que o vilão vire sua mão e mostre que você tem 2 outs ou algo assim. Com esse stack você pode abrir muitos raises, especialmente se estiver jogando em níveis mais baixos, onde as pessoas não vão dar resteal mesmo depois dos antes entrarem em jogo.

5.) Acima de 40 BBs.

Nesse nível de stack você tem todo o arsenal disponível. Você pode dar resteal com a intenção de foldar, pode dar raise pré-flop, tomar reraise e dar 4bet esperando conseguir que larguem, pode dar call em posição, e pode abrir com todo o seu range.

Alguns pensamentos sobre o quanto seus oponentes sabem sobre tamanho de stack: a maioria das pessoas entendem que quando tem 10 BBs ou menos elas devem abrir all-in com qualquer coisa que forem jogar. Quando você vê alguém por volta de 8 ou 9 BBs que vem dando all-in e de repente dá raise mínimo ou 3x, precisa estar alerta que muitas vezes ele terá uma grande mão. Algo muito importante para observar nas pessoas é se entendem sobre tamanhos de stack e se o range de all-in é maior quando estão short stack.

A respeito de tamanhos de stack para resteal, a maioria dos vilões tem idéia disso mesmo sem perceberem que a tem. É, isso não faz muito sentido, mas deixe-me explicar dessa forma: a maioria dos vilões sabe dar all-in contra seu raise no botão com mais mãos quando tem 15BBs do que com 25 BBs. Mesmo sendo ruins, e sem entenderem porque estão fazendo isso, eles podem dizer que 25 BBs parecem ser fichas demais. Mas muitos vilões vão ignorar isso completamente e tentar dar resteal com mãos marginais e uma imensa quantidade de BBs, principalmente fora de posição, já que jogar fora de posição num pot com reraise é o pesadelo absoluto da maioria dos jogadores ruins.

Também muitos dos vilões (e muito mais P5s ranqueados do que você pode imaginar) não percebem o quão ruim é abrir raise pensando em foldar com 13 a 20 BBs, então quando ver alguém assim saiba que pode dar resteal neles mesmo com esses stacks efetivos.