A escolha das mãos iniciais

Abaixo uma serie de artigos curtos que escrevi para o site mineiro Eclipse e gostaria de compartilhar com os leitores do blog:

A escolha de mãos é sem dúvida nenhuma a maior armadilha para o iniciante e muitas vezes também para os veteranos, que por darem vários folds em mãos ruins durante um torneio, acabam por esse motivo valorizando mãos dominadas e perigosas.

Receber um AA, KK, QQ, AK é uma mão que se quer jogar de preferência aumentando o pote pré-flop. Porem não necessariamente precisamos quebrar no inicio do torneio por ter saído com essas mãos, mas em via de regra é uma mão forte e queremos jogar pré-flop.


Ainda nessa linha de raciocínio, um JJ, TT e AQ acaba sendo também uma mão jogavel, porem com muito mais cautela e até dependendo da posição e ação que a mão recebeu, podemos pensar em largar ...aqui podemos chama-las de mãos intermediarias...

Agora as mãos problemáticas: KQ , KJ , QJ, veja o que ocorre, o iniciante vê duas figuras e já começa a vislumbrar que tem uma grande mão e que poderá fazer estragos. O que quero ressaltar aqui e será fundamentado na Matemática, é que ao entrar com essas mãos, você corre um grande risco de estar dominado, e isso acontecendo temos um grande risco de perder todas as nossas fichas caso o flop traiçoeiramente te ajude...

Veja:
Nosso iniciante recebeu um belo KQ no meio da mesa e resolve dar um raise de 3bb.
O botton da call.
Analise puramente matemática: se o Botton esta com um solido AQ nesse ponto estamos dominados... o AQ é 75% favorito na mão.

Para termos uma idéia, se segurássemos 78s teriam uma chance muito melhor seriam 35% de chance, nessa nossa SOLIDA mão KQ temos apenas 25%.
AQ x KQ = 75% x 25%
AQ x 78s = 65% x 35%

Agora imagine essa situação com um lindo flop : Q, 7, 3 ...

Se o nosso adversário estiver segurando o AQ vamos nos machucar muito.

Portanto cuidado ao jogar essas mãos problemáticas, não deixe o pote subir muito e vendo muita ação, não tenha receio em largar e esperar outra oportunidade.