Jogando o pós-flop – analise 1 de 3


Da series de artigos para o site Eclipse ...


Já falamos das mãos iniciais e de como ficar longe de encrencas, já falamos sobre fazer aumentos ao invés de entrar de limp e os benefícios que podemos colher com essas jogadas, agora gostaria de debater com você o próximo passo no torneio.

Você escolheu bem a mão inicial, entrou com belo Raise e ...foi chamado por 2 jogadores...
E Agora ???

Calma, é assim mesmo, afinal você veio jogar poker, portanto tem que querer um pouco de embate, a ação que vem agora é o que chamamos de pós flop.

Se você escolheu uma mão realmente jogavel, fez um aumento sólido e foi chamado, provavelmente nos encontraremos nas seguintes situações:

1 - O Flop melhorou nossa mão.
2- O Flop não melhorou nossa mão, mas também não fez muitos estragos.
3- O Flop foi catastrófico.

De forma bem simples, podemos dizer que o flop Decide sua mão.

Com isso em mente vou dividir esse artigo em 3 analises a saber :


1 - O Flop melhorou nossa mão.

Na situação 1, estaremos pensando em como colocar mais dinheiro no pote e engordá-lo, mas antes, eu gostaria de apresentar duas visões:


A) O flop te deu um monstro.
B) O flop consolidou sua mão.

Essa distinção é para os novatos não atolarem a vaca inteira no brejo, só porque aumentaram com AK e bateu seu As no flop, não quer dizer que você esta soberano e que deverá colocar todas as fichas no pote, não é isso! Você deve observar sempre a textura do FLOP, textura quer dizer o que o seu adversário poderá montar com as cartas do flop, vamos aos exemplos:

Você com AK de copas aumenta, dois jogadores pagam. O flop vem :

As (espadas) , Qs (espadas) , 8s (espadas)

Essa situação não é uma maravilha para você, apesar do seu belo par e kick alto, o flop é bastante traiçoeiro, pois o seu adversário poderá ter chamado o seu aumento com:
AQ, 88, XX (espadas) sendo XX duas cartas altas (KJ, KT, TJ,9T,9J e até um KQ sendo o K de espadas ou mesmo um AK onde o K é de espadas) podendo fechar uma seqüência e essas são mãos típicas de chamadas, pois pares maiores que JJ+ fariam um re-aumento antes do flop.


Portanto você não é soberano, você tem uma mão forte e deverá jogar com a força necessária, mas não é pra quebrar com um flop desse.

Diferente se você aumentou com AK de copas e o flop veio:

As (Espadas) , Qh( Copas), Th (Copas).

Novamente temos apenas um par de As, mas diferente da situação anterior, com múltiplas formas de melhorar nossa mão, portanto aqui vamos nos atolar um pouco mais, pois qualquer copas no dará um FLUSH NUT, um Valete nos dará uma seqüência, outro as nos dará uma trinca, etc.

Ou um flop melhor ainda :

Qh (Copas), 7h (Copas), 3h(Copas)

Aqui com certeza temos que imaginar formas de atrair o nosso adversário e colocar mais ficha no pote, torcendo para que agora ele tenha feito uma trinca ou tenha um AQ ou quem sabe até mesmo duas de copas menores.

Para esses casos e somente para esses, tenha o seguinte pensamento:
Quando o Flop lhe der uma grande mão, dê a seus oponentes uma oportunidade de fazer a segunda melhor mão, mas evite a quinta carta, que poderá mudar o jogo e eles virem a ganhar.
No próximo artigo falarei de situações onde o flop não melhorou nossa mão, mas também não deve ter melhorado a mão do nosso adversário e de flops que não acertamos nada.

Até +